terça-feira

Os depoimentos sobre a COMUNA S.A. foram coletados pela jornalista Cláudia Mesquita, em 1994, junto a pessoas de referência que conhecem e admiram a atuação desta entidade. Optamos por manter os cargos ocupados por tais pessoas à época em que deram seus depoimentos.

“Tenho uma relação histórica com a Comuna S.A.. Acompanho o projeto da Escola Livre desde o seu surgimento. Sempre me impressionou a variedade de cursos oferecidos em várias áreas do conhecimento. A Comuna S.A. é um ótimo exemplo de organização da sociedade civil visando a consolidação de ideais democráticos e pró-cidadania. Em tempos de individualismo, consumismo, superficialidade nas relações e baixo nível de responsabilidades sociais, a iniciativa da Comuna S.A. funciona como um legítimo contraponto a esse rebaixamento do senso comum, estimulando a reflexão, a crítica e o saber. Espero que a Prefeitura de Belo Horizonte tenha longas e frutíferas parcerias com a Comuna S.A.”.
Patrus Ananias, Prefeito de Belo Horizonte.

“A Comuna S.A. associa a idéia de compartilhar o conhecimento humano com a idéia de encontro-aspecto cada vez mais relevante numa cidade das dimensões de Belo Horizonte. Esta experiência tem demonstrado a possibilidade de integração positiva de iniciativas da sociedade com o poder público, visando a garantir condições propícias para a reflexão sobre os produtos da cultura e sobre a história do homem. Demonstra, desse modo, como instituições complexas, como a Universidade, podem ter sua função cultural ampliada por iniciativas da sociedade civil, com o propósito permanente de socializar o conhecimento”.
Tomaz Aroldo da Mota Santos, Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais.

“O projeto da Comuna S.A. é excepcional. Eu acredito que o alunado que se encontra fora dos bancos da Universidade tem importância fundamental, igual ou maior à daqueles que frequentam a academia. Por ser menos “professor” e mais “aluno”, o modelo da Escola Livre aprende e troca com a sociedade.
Eu sou um defensor da idéia de universidade livre. Um engenheiro ou uma dona de casa deveriam ter fácil e livre acesso a disciplinas das áreas de história e sociologia, por exemplo.

Iniciativas como a Comuna S.A. permitem amplo acesso da comunidade em geral e fortalecem a sociedade civil, no sentido de torná-la mais consciente, crítica e atualizada. Espero que criemos muitas Comunas”.
Aluísio Pimenta, Reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

“Convivi muito de perto com a equipe da Comuna S.A. e com seu projeto quando dirigia a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte.

Desde aquela época, 1991, eram notáveis a garra e a competência do grupo, assim como sua capacidade de se sintonizar com a sociedade e oferecer-lhe oportunidades de se reciclar ou de se iniciar no conhecimento e na prática dos mais diversos assuntos e artes.

Desde 1993, distanciada territorialmente da Comuna S.A., venho acompanhando sua programação, sobretudo através dos ecos da avaliação de professores e alunos dos cursos _ os dois grupos entusiasmados com os resultados.

Esse é o aval mais importante da Escola Livre, e por isso saúdo a Comuna S.A., torcendo para que o talento colocado a serviço da cidade drible todas as dificuldades e tenha o sucesso merecido”.
Maria Antonieta Antunes Cunha, Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

“A Comuna S.A. merece parabéns por ter conseguido implantar e consolidar um projeto criativo, inovador e oxigenador; por viabilizar a idéia de uma escola livre — e quem sabe, de uma universidade livre — com flexibilidade, sem abdicar da seriedade e rigor. Uma escola que transita sem preconceitos em diversas áreas, muitas delas discriminadas ou marginalizadas.

Nestes 5 anos de luta, de coragem e de competência, a Comuna S.A. veio para ficar. Seus professores, os cursos oferecidos e o expressivo número de alunos demonstram que iniciativas arrojadas como esta devem ser estimuladas e apoiadas por instituições públicas e, principalmente, pelas empresas privadas”.
Eleonora Santa Rosa, Diretora do Centro de Estudos Históricos e Culturais da Fundação João Pinheiro.