terça-feira

A Comunidade Santo Antônio - COMUNA S.A. - é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada em Belo Horizonte e atua, desde 1991, em programas e ações culturais e educacionais.
Foi declarada de utilidade pública pelo decreto número 8.738, de 17/05/96.

Nestes 20 anos vem desenvolvendo e apoiando atividades de grupos comprometidos com uma filosofia de trabalho voltada para a ação cultural, educacional e política autônoma em favor da garantia e ampliação dos direitos de cidadania.

No campo da educação, a COMUNA priorizou o projeto ESCOLA LIVRE, que ofereceu, de 1991 a 2000, cerca de 350 cursos e oficinas para mais de 4.000 alunos nas áreas de arquitetura, filosofia e história, música, teatro, dança, psicanálise, artes plásticas (modelagem, pintura, aquarela etc.) e imagem (cine, vídeo e fotografia). Muitos destes cursos foram realizados por vários semestres consecutivos, possibilitando um espaço aberto ao intercâmbio de informações e conhecimentos entre professores e alunos.

Em 1997, a Escola Livre da COMUNA e a Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais firmaram um convênio com o Ministério do Trabalho, Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional e Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a implementação do Programa Oficina de Cultura, que capacita profissionais do setor cultural. Ao todo foram oferecidos 60 cursos gratuitos para cerca de 2.000 alunos em 14 cidades do interior de Minas Gerais.

Em 1999, a COMUNA realizou um dos primeiros cursos de Formação de Produtores Culturais realizado em Belo Horizonte.

Desde 2005, a COMUNA S. A. promove, em parceria com a DUO Informação e Cultura, cursos de educação à distância, tais como: Gestão Contemporânea da Cultura (120h/a), primeiro do gênero no Brasil, tendo como apoios institucionais a UNESCO-Brasil, a OEI Organização dos Estados Iberamericanos Brasil, a Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes/MG e o Ministério da Cultura /Programa Cultura Viva.

Em 2008, a COMUNA S.A., por meio de convênio com o Ministério da Cultura tornou-se um Pontão de Cultura com o projeto nacional “Formação em Gestão Cultural”.Tal projeto visa a realização de um programa de formação específica em gestão cultural, direcionado aos Pontos de Cultura conveniados pelo Ministério da Cultura/Programa Cultura Viva.


Tal iniciativa contempla ações formativas presenciais e processos complementares de educação a distância (utilizando internet), possibilitando a formação colaborativa entre Pontos de Cultura, professores, monitores e parceiros, compartilhando experiências de maneira planejada (estudo direcionado).

Em 2009, seis Estados Brasileiros (Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Goiás, Pará e Alagoas) receberam o curso presencial oferecido pelo Programa “Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura”. Porém 22 estados brasileiros estavam representados no módulo a distância. No total, a COMUNA S. A. formou aproximadamente 650 gestores culturais dos Pontos de Cultura de todo o Brasil.

Em 2010 a COMUNA S. A. promoveu em parceria com a DUO Informação e Cultura o primeiro “Encontro de Cooperação Cultural Internacional” em Belo Horizonte entre os dias 13 a 16 de abril de 2010. O objetivo do Encontro consistiu em debater os conceitos sobre Cooperação Cultural Internacional e fomentar a Cooperação Cultural em Minas Gerais.

Neste ano de 2011 a COMUNA renovou seu convênio com o Ministério da Cultura com o projeto “Formação em Gestão Cultural para os Pontos de Cultura” e irá realizar mais cinco cursos de Formação em Gestão Cultural. Desta vez, os Estados contemplados serão: Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rondônia e Distrito Federal.


Depoimentos sobre a Comuna S.A. Clique aqui