terça-feira

Presencial

1º dia
Abertura oficial/Apresentação do programa - presencial e a distância

Módulo 1: Gestão Cultural e Planejamento Estratégico

Ementa: A profissionalização do campo da gestão cultural, o cenário contemporâneo e as novas possibilidades de atuação no setor de cultura, suas interfaces e os princípios inerentes a essa profissão. Novos conceitos e referenciais teóricos e práticos. Organização de instituições culturais a partir de uma nova dinâmica do setor cultural, com base em pesquisa, planejamento estratégico, plano de ação, plano de sustentabilidade e projetos.

Professor: Romulo Avelar

Currículo: Administrador, produtor e gestor cultural. Atuou em empresas como Fiat, MBR e Teatro Alterosa, e na área pública, como Diretor de Promoção da Fundação Clóvis Salgado e Presidente da Comissão Técnica de Análise de Projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Consultor de diversos grupos e entidades culturais e Assessor de Planejamento do Grupo Galpão e do Grupo do Beco. Autor do livro “O Avesso da Cena: Notas sobre Produção e Gestão Cultural”.

2º dia

Módulo 2: Economia da Cultura: oferta, distribuição, fruição, monitoramento e avaliação

Ementa: Discussão sobre formas de monitoramento e, conseqüentemente, as avaliações dos resultados das atividades de instituições culturais. Apresentação de instrumentos orientadores para um sistema de monitoramento e avaliação contínuo. Análise de critérios e parâmetros referenciais que possam munir o setor de dados e indicadores para avaliação, tanto de políticas quanto de programas e projetos culturais.

Professora: Ana Carla Fonseca

Currículo: Ana Carla Fonseca Reis é Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo; Economista, Mestre em Administração de Empresas e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, liderou projetos globais de marketing com base na América Latina, em Londres e Milão. Fundadora da empresa “Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento” (www.garimpodesolucoes.com.br), Consultora em economia criativa para a ONU, curadora dos congressos “Creative Clusters” (Reino Unido) e “Creative Cities Summit 2.0” (Estados Unidos), diretora temática de seminários nacionais e internacionais, autora de Marketing Cultural e Financiamento da Cultura, de Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios), e co-editora de Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento.

Professora: Ana Flávia Machado

Currículo: Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Cultura e Economia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo de cultura, cidades criativas, economia da informação, mercado de trabalho, pobreza e desigualdade. Em 2009, fez curso de especialização “Economics of Art and Culture” organizado pela European Science Days, em Steyr, Áustria. Publicou mais 20 vinte artigos em periódicos acadêmicos nacionais e internacionais na área de Economia, entre eles, em co-autoria com Sibelle Diniz, o primeiro artigo elaborado por pesquisadores brasileiros no Journal of Cultural Economics, intitulado Analysis of the Consumption of Artistic-Cultural Goods and Services in Brazil.

3º dia

Módulo 3 - Gestão Jurídico-Financeira / Prestação de Contas

Ementa: Apresentação da legislação básica e conceitos jurídicos pertinentes. Aspectos teóricos e práticos. Prestação de contas. Estudos de casos.

Professor: Otávio Pedersoli

Currículo: Professor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da PUC/Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Coordenador de Direito Cultural da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG); Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG); graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas); advogado sócio da Pedersoli Rocha Advogados Associados; autor do livro Aventuras da Doutora Constituição.

2 Ensino a Distância (Seis módulos ministrados em 2 meses subsequentes)

Fórum de discussão na plataforma EAD – INSPIRE: A proposta do curso à distância é dar continuidade ao processo formativo iniciado no formato presencial e contribuir para o estabelecimento de um diálogo mais permanente entre os Pontos de Cultura.

Dinâmica: Publicação de três textos de referência de professores convidados e questões provocativas para o debate.

Módulo 1 - Adaptação EAD INSPIRE (05 dias)

Ementa: Quebrar resistências de uma aprendizagem virtual e estabelecer uma relação amigável com a tecnologia. Analisar os vários pontos da plataforma do curso, otimizar a utilização de seus recursos e explicitar a metodologia de aprendizagem adotada. Por fim, apresentar o curso, detalhar o conteúdo de cada aula, os nomes e currículos dos profissionais envolvidos em sua concepção pedagógica e fazer um exercício prático no Fórum.

Professor: Diego Ribeiro

Currículo: Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda (2007), atua na área cultural desde 2005. Produtor cultural, atualmente trabalha na Rubim Produções. Foi gerente de difusão social do CeMAIS - Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (www.cemais.org.br) e assessor de comunicação do projeto Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação (www.plugminas.mg.gov.br), trabalhando na OSCIP Instituto Cultural Sérgio Magnani. Participou da concepção e desenvolvimento da plataforma EAD|DUO, da qual foi gestor até o janeiro de 2009.

Módulo 2 – Planejamento e Cultura (12 dias)

Ementa: Análise do ambiente organizacional e do processo de planejamento na gestão da cultura.

Professor: José Wanderley Novato-Silva

Currículo: Sociólogo, mestre em Administração e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, onde também realiza trabalhos de consultoria e pesquisa envolvendo organizações do Terceiro Setor e outras do setor público e privado. Professor dos cursos de Comunicação e Administração da PUCMinas, também lecionou em diversos cursos de pós-graduação na área de gestão cultural, gestão de marketing e gestão estratégica pela Fundação Clóvis Salgado, Fundação João Pinheiro, Fundação Dom Cabral e IEC/PUCMinas. Como pesquisador publicou inúmeros artigos em livros, revistas e congressos no Brasil e no exterior. Sua experiência profissional inclui tanto passagens por organizações como a Duo Informação e Cultura e K.S. Projetos Sócio-Culturais como Petrobrás e Fiat Automóveis, além de desenvolver atividades de consultoria em organizações de diversos setores.

Módulo 3 – Política Cultural (12 dias)

Ementa: Uma análise contemporânea do setor cultural e dos conceitos de políticas culturais e políticas públicas. O alargamento do campo cultural e do conjunto de agentes em atuação no contexto atual de desenvolvimento do setor.

Professora: Isaura Botelho

Currículo: Doutora em Ação Cultural pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tendo feito um pós-doutorado na França, voltado para o exame das pesquisas sócio-econômicas na área da cultura realizadas naquele país. Gestora cultural desde 1978, se especializou, ao longo de sua carreira, em planejamento e formulação de políticas públicas de cultura, ligada a instituições do governo federal: Funarte, Biblioteca Nacional e o próprio Ministério da Cultura. É autora de livros, artigos e ensaios sobre política cultural; tem ministrado cursos em diferentes instituições nacionais e do exterior, bem como tem prestado consultoria a instituições tanto no plano da formulação de políticas quanto no de formação de gestores. Coordenou a pesquisa sobre “O Uso do tempo livre e as práticas culturais na Região Metropolitana de São Paulo” no Centro de Estudos da Metrópole, em São Paulo, organismo ligado ao CEBRAP – Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, além de participar em pesquisas de outras instituições.

Módulo 4 – Economia Solidária e Sustentabilidade (12 dias)

Ementa: Apresentar e discutir fundamentos, princípios e conceitos da Economia Solidária; a relação Economia Solidária e Sustentabilidade; Compartilhar a diversidade de conhecimentos, linguagens e experiências vivenciadas pelo movimento de economia solidária no Brasil, abrangendo aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais da nossa realidade; estudo de casos de empreendimentos autogestionários e práticas sustentáveis.

Professores: Enio Dutra e Ana Flávia Macedo

Currículos:

Enio Dutra: Engenheiro eletricista da Cemig (até 1996); Formação em Análise Institucional e Esquizoanálise pelo Instituto Félix Guattari; Participação no curso EAD de multiplicadores de DLIS (desenvolvimento local integrado e sustentável) e outros. Foi presidente do Sindieletro/MG; coordenador do Orçamento Participativo da prefeitura de BH (1994/1996) e de João Monlevade; coordenador do Fórum de Participação Popular da PBH (1995/96); Instrutor de programas de capacitação em gestão social de conselheiros municipais e regionais (MG e SP); instrutor do curso de planejamento cultural, do programa Oficina de Cultura da SEC/MG ; Participou da comissão organizadora 1ª e 2ª feiras mineiras de Economia Solidária; Coordenou projetos de constituição de grupos de geração de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidária, como assessor da ong O Movimento do Graal no Brasil; foi secretário executivo do Fórum Mineiro de Economia Solidária; coordenador estadual da ADS (Agencia de Desenvolvimento Solidário da CUT/MG - 2005/07); assessor de economia solidária e cooperativismo da FETRAF/MG (Federação dos Trabalhadores da AgriculturaFamiliardeMG-2006/07).

Ana Flávia Macedo: Gestora cultural há mais de 15 anos, atuando nas áreas pública, privada e no terceiro setor. Cursou história na UFMG e diversos cursos na área cultural na Fundação João Pinheiro em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura/MG e com o Observatório de Políticas Culturais da USP. Foi Assessora de Planejamento (6 anos) e Diretora de Planejamento e Orçamento (3 anos) da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Atuou com instrutora em cursos de Formação de Agentes Culturais; de Planejamento e Gestão da Cultura; Elaboração e desenvolvimento de projetos culturais; e de Política Cultural. Coordenou projetos de constituição de grupos de geração de trabalho e renda na perspectiva da Economia Solidária, como assessora da ong O Movimento do Graal no Brasil, e foi Secretária Executiva do Fórum Mineiro de Economia Solidária, participando da Comissão Organizadora das 1ª e 2ª feiras mineiras de Economia Solidária. Atualmente é analista de projetos sociais da Associação Municipal de Assistência Social – AMAS, onde, entre outras atividades, faz a gestão do convênio do Ponto de Cultura da instituição.

Módulo 5 – Gestão financeira: Prestação de contas (12 dias)

Ementa: Apresentação da legislação básica e conceitos jurídicos pertinentes. Aspectos teóricos e práticos. Prestação de contas passo a passo. Estudos de casos.

Professor: Diana Gebrim

Currículo: Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (OAB/MG 124.322); especialista em Gestão Cultural pela Universidade UNA de Belo Horizonte; Sócia da Diversidade Consultoria, desde 2006 trabalha como gestora cultural, consultora em desenvolvimento e planejamento jurídico, administrativo- financeiro e em direito autoral e do entretenimento, produção executiva e relações internacionais de projetos artísticos e culturais, realizados através de leis e mecanismos de incentivo à cultura, convênios, fundos e recursos privados. Está na equipe de diversos projetos, dentre eles os longas-metragens Os Residentes, de Tiago Mata Machado, O Céu sobre os Ombros de Sérgio Borges, A Falta que me Faz, Acácio e Aboio de Marília Rocha e Deserto Azul de Éder Santos, das mostras de cinema e festivais tais como Mostra Jean Rouch, do Balafon, FAN 2007, da Fundação Municipal de Cultura e Forumdoc.bh (de 2007 a 2011), da Associação Filmes de Quintal. Foi também professora de Gestão de Projetos para os Ponto de Cultura aprovados no edital 2009 da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e escreve no Editorial Direito e Cultura do Jornal Letras.

Módulo 6 – Redes Sociais e Comunicação (12 dias)

Ementa: Introdução à teoria das redes. Conectividade, auto-organização e dinâmicas de colaboração horizontal. Aspectos teóricos da organização em rede. Aspectos práticos relativos à criação, animação e gestão de redes sociais - com ênfase especial nos processos de cooperação cultural. Experiências brasileiras de redes no campo da cultura.

Professor: Cássio Martinho

Currículo: Jornalista e consultor em gestão de redes para uma série de instituições governamentais e ONGs. É professor do curso de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá, de Belo Horizonte, e de cursos de pós-graduação, como "Gestão Social" (Fundação João Pinheiro), "Gestão Cultural" (Centro Universitário UNA), "Políticas públicas para juventude" (PUC-MG) e "Ensino e Pesquisa no campo da arte e da cultura" (UEMG-Escola Guignard), entre outros. Autor do livro "Redes - uma introdução às dinâmicas da conectividade e da auto-organização" (WWF Brasil, Brasília, 2003).

Público Alvo:

Dirigentes e representantes dos Pontos de Cultura das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.


Carga Horária

Presencial: 24h/aula

À distancia: 2 meses.


Local e data dos cursos oferecidos:

Brasília::DF - 22, 23 e 24 de setembro de 2011.

Fortaleza::CE - 28, 29 e 30 de setembro de 2011.

Natal::RN - 29, 30 de setembro e 01 de outubro de 2011.




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